domingo, 16 de janeiro de 2011

Autoproteção

''You decide your level of involvement!''¹


O instinto de autoproteção é algo bastante interessante. Já falei sobre esse assunto neste post, mas aqui, vou abordar de um ângulo diferente.

Quando um plano se inicia, já existe um consenso entre os envolvidos. Às vezes, esse consenso é verbal e claro; às vezes, não. Nesse segundo caso, os problemas são óbvios e com certeza vão aparecer.

Porém, uma coisa se aplica aos dois: Confiança.

O problema surge quando uma das partes não corresponde da forma como deveria. A citação que eu fiz é no começo do post, retirada de um filme, e no contexto da história, um dos personagens acusava o outro de não corresponder da forma correta. A resposta do outro foi a citação que eu fiz. ''You decide your lever of involvement.'' Pois é. Em outras palavras, ele disse: ''Eu vou me envolver só até onde eu achar que é benéfico pra mim, e você deveria fazer o mesmo.'' Ouvir isso é praticamente um soco na cara.

Confiança. O problema dela é que, quando falha, todos protegem só a si mesmos. Mas sempre tem aquele que não quer desistir. Que abre mão da segurança por um objetivo maior. Mais importante. Que já exigiu muito, então, vamos até o final. Burrice? Talvez. Mas o orgulho, a consciência e a persistência desse tipo de pessoa são muito fortes. E ele vai preferir esgotar seus recursos a desistir. Falhar não é o mesmo que desistir. Falhar tem o mérito da persistência. O resultado é o mesmo, mas a consciência fica tranquila.


Citações:
¹: Clube da Luta (Fight Club) - 1999, 20th Century Fox.

Um comentário:

Amanda disse...

*.* gostei(aliás, acho que não tem post seu que eu não goste xD)
o que mais gosto neles é que são bem sucintos e bem articulados, a frase do filme que vc assistiu inspirou esse post?confiança é realmente algo muito importante...aliás, adorei o modo com que vc encerrou o que escreveu ^^