quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Presidente Prudente - SP

Percebi que vários leitores meus não moram próximos de mim. Por isso, resolvi fazer um post sobre a cidade onde moro. :)



Cruzamento das Avenidas Brasil e Washington Luiz

O município de Presidente Prudente foi fundado em 14 de Setembro de 1917. Atualmente o município tem aproximadamente 210 mil habitantes. A cidade é promissora, considerada uma das melhores do estado de São Paulo para se trabalhar, mas devido a problemas de má gestão, sofre hoje com crescentes problemas de trânsito, violência e miséria.


Um pouco de História

O município foi fundado pelo Coronel Francisco de Paula Goulart. As posses por todo o interior do estado de São Paulo foram marcadas pela grilagem, posse ilegal de terras através de escrituras forjadas. O munícipio surgiu e cresceu pela crescente exploração do café, milho e algodão no século XX.


Um pouco de Geografia

Presidente Prudente localiza-se no sudoeste de SP, e à aproximadamente 570 km da capital do estado. A região administrativa da qual a cidade é pólo econômico é a com o maior número de penintenciárias do estado. Localiza-se a 475 metros acima do nível do mar. A região tem como característica climática a continentalidade, o que faz com que a média da umidade relativa do ar seja baixa, portanto, os dias são quentes e as noites são frias, se comparados ao litoral. Os invernos são secos e frios e os verões são quentes e chuvosos, graças às massas de ar polares e tropicais. Por duas vezes na história da cidade, em 1975 e 2000, nos períodos de seca, foram registradas temperaturas de 0º ou menos. Isso acontece justamente por causa da continentalidade. Presidente Prudente também tem um grande número de universidades, caracterizando o município também como pólo acadêmico.

Taxa de alfabetização: 98%
IDH: 0,846


Um pouco de Economia

As atividades econômicas da cidade e da região abrangem todos os três setores econômicos. A agropecuária é presente, principalmente pela produção de cana e pelos rebanhos de gado. Também há  pequenos produtores de culturas variadas.
Também há forte presença de indústrias. Segundo os registros da Prefeitura, existem mais de 440 indústrias no município. Cerca de 58% das indústrias associadas à Fiesp/Ciesp estão no município.
O setor de serviços também é bastante presente. Como pólo econômico da região, Presidente Prudente detém grande parte dos estabelecimentos deste setor.


Um pouco sobre Qualidade de Vida

O IDH da cidade caracteriza-a como uma cidade elevada no quesito qualidade de vida. E não é sem motivo. A taxa de alfabetização é quase 100% (dados Secretaria de Educação 2008), toda a população tem energia elétrica (dados Caiuá 2008) e todo o esgoto é coletado e tratado (dados Sabesp 2009). Porém, devido a problemas de gestão, surgiu uma pequena parcela da população abaixo da linha da pobreza. Os problemas de metrópole ainda são muito discretos e inexpressivos no município, mas sem planejamento, podem ficar sem controle em poucos anos.


Fontes:
-http://pt.wikipedia.org/wiki/Presidente_Prudente
-http://www.presidenteprudente.sp.gov.br



Bom, galera, é isso aí. Um resumo básico e algumas informações sobre a cidade onde eu moro. Se quiserem saber mais, comentem ou me contactem pelo twitter: http://twitter.com/heitorpas. Obrigado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Linda! Amei sua city. (: